contact-phone
Ligue Agora (21) 2537.2206
contact-location
Visite Nosso Consultório
Rua Sorocaba,477 - Sala 1201
Botafogo

Principais Procedimentos

icon-x-ray Tratamento das Mal Formações CranioVertebrais

Destaca-se a mal formação de Chiari entendida como migração das amídalas cerebelares através do forâmen magno occipital, podendo coexistir hidrocefalia, seringomielia, mielomeningocele,escoliose dentre outras comorbidades. A verificação do filum terminal (inclusão lipomatosa, espessamento mesmo em posição normal) quando negativa, impõe a cirurgia de descompressão e duraplastia na fossa posterior do crânio e eventualmente, tonsilectomia cerebelar (retirada das amídalas cerebelares).

Saiba mais.

icon-syringe Microcirurgia dosTumores Cerebrais

As craniotomias (abertura do crânio) tem seu planejamento rotineiro guiado por navegação por favorecer escolha da trajetória que combinada aos aspectos da Ressonância Magnética Funcional possibilita mapeamento dos tratos neurais, protegendo áreas críticas, funcionais, eloqüentes, minimizando o dano neurológico. Favorece a ressecção microcirúrgica (uso do microscópio cirúrgico) e em alguns casos sob anestesia local com paciente acordado. A análise citopatológica transoperatória e histopatológica, consistentes com o estudo molecular dos fragmentos obtidos da lesão por biópsia ou ressecção, são determinantes para estratégicas terapêuticas e prognóstico.
Plataformas de holografia com navegação já são produzidas em outros países otimizando as estratégias do neurocirurgião.

Saiba mais.

icon-spinal Esterotaxia eNavegação

Técnicas de localização tridimensional com e sem anel estereostático, (estereotaxia e navegação respectivamente) permitem precisão e acurácia para realização de biópsias tumorais, ressecções guiadas, drenagens de abscessos cerebrais, implantação de cateteres cerebrais ou ventriculares para quimioterapia, hidrocefalia e cistos tumorais. Guia direcional para ressecção microcirúrgica de tumores e mal formações artériovenosos encefálicas, bem como na ressecção transnasal endoscópica ou microscópica dos tumores hipofisários.
A técnica com anel tem padronização de dados matemáticos possibilitando ensaio da intervenção no simulador ou phantom, preferida para cirurgias funcionais como dos distúrbios involuntários do movimento, classicamente utilizada no tratamento da doença de Parkinson.
A técnica sem anel (navegação), preferida como guia de trajetória, tem sistematização visual adequada permitindo também simulações na tela do navegador e não utiliza radiação ionizante (raio X). Ferramenta indispensável para abordagens intracranianas devendo entretanto ser lembrado que não fornece informações em tempo real, vez que restrita ao registro prévio da RM ou TC do crânio. Portanto,a técnica não permite ao cirurgião reconhecer o grau,o volume ou proporção de um tumor retirado no momento da intervenção .

Saiba mais.

icon-brain Microcirurgia VascularIntracraniana

Direcionada aos aneurismas e mal formações artério - venosas encefálicas, (MAV) requer refinada técnica microcirúrgica. Devem ser selecionados casos para embolização ou microcirurgia, dependendo da relação colo-dome no caso dos aneurismas, vaso comprometido, dimensões, status neurológico, rôto ou não rôto, faixa etária, comorbidades e etc.

Saiba mais.